“É nosso dever fazer uma escola amável”
– Loris Malaguzzi
Nossa proposta pedagógica é fundamentada em um ambiente acolhedor que respeita a infância, reconhecendo o brincar como essencial para o desenvolvimento humano. Valorizamos as experiências infantis por deixarem vestígios duradouros no desenvolvimento. Além disso, priorizamos a ludicidade e afetividade na educação infantil, incentivando a socialização e o desenvolvimento da linguagem desde os primeiros passos.
Na primeira infância, enfatizamos a construção das dimensões cognitivas, afetivas, corporais e sociais, visando a autonomia das crianças. Reconhecemos que a antecipação dos processos naturais pode causar sobrecarga e desmotivação.
Inspirados nos métodos de Maria Montessori e Reggio Emilia, promovemos a liberdade de movimento e escolha, visando o desenvolvimento individual dos alunos para torná-los independentes e confiantes. Priorizamos o desenvolvimento de habilidades contemporâneas alinhadas ao BNCC, proporcionando uma educação completa que prepara nossos alunos para os desafios do mundo atual.
No Espaço Aprender, entendemos a importância da fase de adaptação na jornada educacional de cada criança. Respeitamos profundamente o tempo de cada aluno, reconhecendo que este é um momento de reestruturação de suas vivências e emoções. O contato com um novo ambiente, a presença de pessoas não familiares e a separação dos entes queridos representam desafios significativos, tanto social quanto emocionalmente.
Para nós, a adaptação é mais do que uma simples transição. é
É o início de uma jornada de aprendizado, crescimento e amizade. Cada criança é guiada com carinho e respeito pelo seu próprio ritmo, pois acreditamos que esse é o caminho para construir uma base sólida para o futuro educacional e pessoal de cada um.
G1: 1 ano completo até 31 de março (maternal I)
G2: 2 anos completos até 31 de março (maternal II)
G3: 3 anos completos até 31 de março (maternal III)
G4: 4 anos completos até 31 de março (pré-escola I)
G5: 5 anos completos até 31 de março (pré-escola II)